jump to navigation

Regras básicas

Shogi ou Xadrez Japonês é um primo distante do xadrez ocidental. Como no xadrez, o shogi têm Torres, Cavalos, Bispos, Peões e Reis. O jogo termina no xeque-mate.

Mas, diferente do xadrez, o shogi também têm Lanças, generais de Prata, generais de Ouro, Bispos promovidos (Cavalo do Dragão) e Torres promovidas (Dragão Rei).

O recurso mais significante do shogi acontece quando o jogador captura uma peça do adversário, a peça transforma-se em um soldado de seu exército. A peça pode ser colocada de volta em jogo no tabuleiro. Todas as peças de shogi têm a mesma cor mas são apontadas para uma certa direção, elas podem ser simplesmente invertidas para apontar para o outro lado.

A outra grande diferença é, ao contrário do xadrez onde um peão promove para uma rainha quando alcança a última fila, no shogi quase todas as peças têm a opção de promoção para uma peça mais forte quando alcança a sétima fileira. Logo, múltiplas promoções acontecem em cada jogo de shogi.

Uma pesquisa feita no Japão em 1995 mostrou que 70% dos adolescentes de 16-17 anos jogavam shogi às vezes ou frequentemente enquanto que apenas 15% jogavam xadrez e somente 7% jogavam go. Entre as garotas, 61% possuíam um conjunto de shogi. Shogi é o jogo de tabuleiro estratégico mais popular do Japão. (Se você quiser “pegar” uma garota japonesa, você deve aprender a jogar shogi^^).

Tabuleiro e Peças

O Shogi é jogado em um tabuleiro de 9×9 casas(81 retângulos). O tabuleiro é levemente retangular e não é preto é branco como no xadrez. Todas as casas tem a mesma cor.

As peças são planas e tem um formato pentagonal, e são apontadas para um certa direção. Caracteres japoneses (Kanji) são escritas nelas para indicar seus nomes. A maior parte das peças podem ser viradas para se transformar em uma peça mais forte. Por exemplo:  uma torre quando é virada se transforma num dragão.

A maior dificuldade que os Ocidentais tem ao aprender shogi são os Kanji escritos nas peças. Aparentemente é difícil, mas são poucos caracteres que devemos decorar, com pouco esforço é possível aprender o movimento de cada peça.

Peças ocidentalizadas foram introduzidas no lugar de caracteres japoneses, mostrando como as peças se movem. Isso ajuda iniciantes a aprender rapidamente os movimentos de cada peça, quando eles se sentem confortáveis com os movimentos, invariavelmente preferem as peças escritas em Kanji. É possível jogar com peças ocidentalizadas no 81Dojo e no Playok.

No começo da partida, cada lado tem um Rei, uma Torre, um Bispo, duas Lanças, dois Cavalos, dois generais de Prata, dois generais de Ouro, e nove Peões, num total de 20 peças para cada jogador.

Movimento e Captura de Peças(em construção)

Comentários»

No comments yet — be the first.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.